Uma ilha da autêntica gastronomia tailandesa no Rio Grande do Sul. Assim pode ser definido o restaurante Koh Pee Pee, instalado em Porto Alegre desde 1997, na Rua Schiller, 83, no bairro Moinhos de Vento.

Koh Pee Pee, uma das mais belas ilhas da Tailândia, no Oceano Índico, emprestou o nome ao restaurante. Criado em 1989, pelo gaúcho Eduardo Sehn na Praia do Rosa, no litoral de Santa Catarina, o restaurante foi concebido para reproduzir os sabores exóticos da culinária tradicional daquele país asiático. A iniciativa levou o empresário a realizar viagens à Tailândia para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a gastronomia e a cultura oriental.

Em 1997, desembarcavam em Porto Alegre, não apenas as receitas mais conhecidas do povo tailandês, mas também os elementos decorativos e culturais necessários para a criação de uma autêntica casa tailandesa. Os sabores exóticos e os aromas perfumados das refeições foram reunidos em um ambiente que exala também a suave cultura oriental.

O restaurante inteiramente projetado no estilo thai, tem capacidade para receber 120 pessoas. Uma de suas peculiaridades são suas cozinhas à vista dos clientes.  É uma referência aos hábitos tailandeses de preparar e vender alimentos nas ruas de Bangkok.

O cardápio é uma mostra fiel dos pratos mais populares da Tailândia, e oferece 40 variedades: entradas, saladas, sopas e pratos principais, a base de frutos do mar, peixes, frango, carne vermelha e legumes. A forte característica da culinária tailandesa, entretanto, está na fusão harmoniosa dos condimentos, da pimenta, das ervas aromáticas e dos ingredientes frescos, que ressaltam ora o suave sabor adocicado, ora o sabor picante. Para garantir a autenticidade culinária são importados da Tailândia temperos e ingredientes.

Em 2009 através de uma parceria com a Importadora Expand, o Restaurante inaugurou o exclusivo Wine Island Koh Pee Pee (Espaço do Vinho). Este novo ambiente, assinado pelo arquiteto Mário Quintana, dispõe de um Sommelier, um expositor de vinhos, duas novas adegas e uma mesa para oito pessoas para jantares harmonizados e degustações. A nova carta oferece 150 rótulos de 14 países.